domingo, 21 de março de 2010

''The Secret of Kells''



Há 800 anos A.C foi confeccionado um livro fantástico, ricamente ornamentado e ilustrado, seu nome: O Livro de Kells. Precisamente um manuscrito produzido por monges celtas, sendo descrito como a perfeição da caligrafia e iluminismo. Em seu conteúdo constam os quatro evangelhos da Bíblia, com muitos desenhos artísticos e coloridos, uma obra de arte rebuscada e de uma beleza magnífica. Tal peça realmente existe e está em permanente exposição na biblioteca do Trinity College, em Dublin.
A trajetória que deu origem a produção desta obra inspirou o nascimento de um outro livro, do gênero infantil: Brendan and The Secret of Kells. E baseado nesta literatura é que foi idealizada esta belíssima animação em 2-D, abreviada para apenas The Secret of KellsFilme que concorre este ano ao Oscar na categoria, obviamente, de melhor animação. Ao que parece, o fato de aumentarem a quantidade de indicados ao prêmio foi uma atitude realmente positiva, afinal, mesmo que não ganhe estar participando já confere um destaque merecido a este trabalho. O filme é uma produção em conjunto entre Irlanda, França e Bélgica. O diretor é o estreante Tomm Moore, que escreveu o roteiro junto com Nora Twomey.
A co-produção de França, Bélgica e Irlanda é uma adaptação do livro infantil “Brendan and the Secret of Kells”. O filme se passa no século 9, acompanhando a história de Brendan, um menino de 12 anos que está estudando para ser um monge. Quando ele conhece um mestre ilustrador, sua visão da vida, da criatividade e da fantasia mudam. A partir de então, o garoto tem um novo objetivo: terminar de ilustrar o Livro de Kells. Para tanto, ele precisa se embrenhar na floresta e lutar com vikings que tentam dominar a Irlanda. 
Ainda não há previsão de estreia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário